abobadas aladas

Só por causa do cardamomo

Posted on: 11/07/2011

Quarta-feira passada, enquanto andava pelo campo minado de bueiros do centro da cidade do Rio (tá tenso!), eu passei em frente a uma loja das Casas Pedro (um armazém sensacional, que vende todo tipo de especiarias) e lembrei que tinha que comprar algumas coisinhas. Foi quando eu vi um pote com uma gelatina de algas que custava R$ 150,00 o quilo! E eu não pude deixar de comentar com o vendedor. Acho que ele se empolgou e começou a me mostrar todas as especiarias que custavam mais de R$ 100,00. Até que chegou em um pote de cardamomos. Ele tirou um punhadinho e colocou na minha mão:

-Esse aqui é um tempero caríssimo, nem sei pra que serve. Pode ficar pra vc, menina.

Pois eu sei pra que serve o cardamomo. É um dos principais ingredientes da culinária indiana, e é a base daquele temperinho que conhecemos como curry. Me senti presenteada e inspirada com aquelas sementinhas e decidi fazer um almoço indiano. Só por causa do cardamomo! E veja só que beleza:

Tudo homemade. O maior orgulho!

O prato principal, um ensopado de frango com marinada Vindaloo. Deu um medinho de fazer por ser totalmente diferente, mas no final das contas ficou incrível!

Acompanhamento, uma Raita de tomate e pepino. Fresquinha, delícia!

Chapatis, pãezinhos indianos molezinha de fazer.

E finalmente, o já conhecido chutney de manga. Picante e docinho, tudo junto, ao mesmo tempo.

E pra beber, tem alguma coisa? Sim! Lassi de laranja e hortelã, que limpa o paladar, refresca e é super saudável!

E vcs querem receitinhas?

Vou deixar a receita dos Chapatis e do Lassi, que são bem facinhas, mas se vcs realmente quiserem as outras eu faço um post especial, só com receitas indianas, belezinha?

Para os Chapatis vc vai precisar de (Receita do Livro Cozinhando para Amigos, de Heloisa Bacellar):

-2 2/3 de xíc. de farinha de trigo comum;

-1 1/3 de xíc. de farinha de trigo integral;

-2 col. (chá) de sal;

-4 col. (sopa) de manteiga clarificada ou óleo;

-2 xís. de água morna (aproximadamente);

-farinha de trigo para polvilhar

Misturar as 2 farinhas e o sal. Junte a manteiga e acrescente a água aos pouquinhos, trabalhando a massa, até que ela fique lisa e descole das mãos. Cubra com filme plástico e deixe descansando por 1 hora. Abra uma fração da massa, fazendo um disco bem fino. Coloque o disco numa frigideira antiaderente, bem quente. Espere levantar bolhas e com a ajuda de um espátula, vire a massa, para que ela doure do outro lado. E pronto!

Para o Lassi:

-250 ml de um suco de sua preferêcia;

-2 copinhos de iogurte natural;

-2 col. de sopa de açúcar;

Bater tudo no liquidificador. E só! Vc tbm pode acrescentar água de flor de laranjeira, se quiser dar uma sofisticada.

Facinho e delicioso!

22 Respostas to "Só por causa do cardamomo"

Oi!
posta o restante das receitas.
Tina

Uau! que banquete!
Tenho uma amiga que ensina culinária indiana e eu adoro provar as gostosuras que ela faz!
bj,
Ana

Na verdade, Ana, não posso nem afirmar que isso é realmente comida indiana. Tô confiando nas receitas. Nunca comi comida indiana feita por quem sabe. Deve ser uma gostosura!
Bjs

Hmm que delícia!!
Thaís, esse seu post me veio em hora certíssima! Sexta eu vou fazer um jantar indiano pra algumas amigas e tava meio com medo de fazer as receitas que eu tinha encontrado na internet… como eu acompanho seu blog há algum tempo, acho que já dá pra confiar e seguir suas dicas! Se vc puder me enviar as receitas, eu ficaria muuito feliz 🙂

Bjos e, aproveitando o comentário, parabéns pelo seu blog!!

O gosto é bem diferente, mas vale muito a pena. Eu achei um menu super leve, mas com sabores intrigantes.
Suas amigas vão adorar! Depois passa aqui pra contar, tá?!
Bjs e obrigada pelo comentário, Vitória!

AMO cardamomo. caro a beça, mas como se usa pouco vale a pena comprar…
to rindo até agora com “não sei pra que serve” xD. da última vez que fui na Casa Pedro do centro pra comprar meus temperos eu tinha que ficar apontando e explicando pro rapaz quais eram os temperos que eu queria…
adoro seu blog, mas nunca comentei. comento agora porque fiquei super curiosa para saber como fazer a marinada. adoro comida indiana, faço sempre algum prato 🙂
e os chapatis é extremamente fácil… e feito pela gente mesmo fica melhor que aqueles rap10 😀

De vez em quando eu tbm passo por essa coisa de ter que apontar os temperos nas Casas Pedro. Outro dia eu pedi raiz forte e o vendedor cismou comigo que não existia. Eu tive que procurar naqueles toneizinhos até achar. Ele ficou super sem graça! hahahah
Quer dizer q vc faz comida indiana? Compartilha, compartilha!
Bjs e obrigada pelo comentário

Thais, deve ter ficado uma delicia!! Adoro curry mas nao sabia da importancia do cardamomo na mistura. Adoro paladares diferentes.
Ontem fiz uns tacos deliciosos e hoje comemos comida alema, com chucrute.
bjs
Virginia Costa
virginiacgaleria@gmail.com

Adorei, Virgínia! Vc é das minhas!
Adoro essa coisa de me arriscar por novos paladares, sentir gostos que eu nunca senti antes…
Fiquei com água na boca com a comida alemã!
Bjs

delícia, delícia, delícia. Esse pãozinho vai rolar aqui certeza! O lassi eu já amo e sempre tem quando faço iogurte caseiro. muáááá, sou prendada =P Vou experimentar com a laranja e a hortelã.

Eu queria ter feito de abacaxi…mas o de laranja com hortelã ficou bem gostosinho!
Bjs e té manhã!

Parece tudo maravilhoso!
Quero as receitas sim, faz um post, faz =)

Então, Joana…seu pedido é uma ordem!

Também quero as receitas… se os ingredientes não forem impossíveis de achar, quem sabe eu tento..
Beijos

Não são difíceis de achar não, Léslie…talvez o cardamomo…mas vc mora em São Paulo, a cidade que tem-tudo!
Ah! Acho que estarei por aí na próxima semana!
Bjs

Como vc é criativa e uau, uma cozinheira de mão cheia!
Paguei um pau!!!

**** Tô indo alí na cozinha, me atrever a fazer uma batata recheada… (dedos cruzados!!)

Sabe o que é, Priscila…eu adoro livros e programas de gastronomia daí de vez em quando me dá coragem de botar alguma coisa em prática!
Ó só..tô torcendo por vc e pela sua batata recheada!
Bjs

Affe que delícia hein?
E é claaaaaaro que queremos as receitinhas!
Adorei os copinhos “casca de jaca” e confesso que se estivesse aí nesse dia, depois ia querer dormir sobre essas almofadas lindas… hehehe…
Beijinhos e bom final de semana,

E foi o que fizemos, Rô!
Tiramos o maior cochilo depois!
Beijos

Meu deus que empenho! ficou tudo lindo! parabéns!!

E nem deu tanto trabalho assim!
Obrigada, Sheila!

Deixe um comentário

Thaís Berzins

Arquivos

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 74 outros assinantes