abobadas aladas

Indignação

Posted on: 21/06/2011

Pessoal,

Desculpe aparecer aqui no blog com um papo que talvez não tenha muito a ver com a temática a qual ele se propõe, mas a minha indignação é tão grande que eu preciso compartilhar com vcs.

É o seguinte…a cidade do Rio de Janeiro, como todo mundo já sabe vem passando por uma remodelagem, muitas obras (como há muito não víamos), a fim de que ela fique mais maravilhosa ainda para receber a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. E tá todo mundo contente com tudo o que tá acontecendo, a gente não se importa de ter que ficar um tempo a mais no trânsito, a gente não se importa de ver canteiros de obras pra tudo o que é canto, já que todo esse transtorno será recompensado com uma cidade muito mais bonita, mais transitável, mais moderna.

Até aí tudo bem…só que há pouco tempo eu descobri que para que algumas obras possam ser executadas, é necessário que hajam alguns reassentamentos de comunidades que se localizam na rota de tais obras. Eis aqui o problema: o que tem acontecido na realidade são remoções e despejos de pessoas pobres, que vêm sendo violentamente retiradas de suas casas, recebendo (qnd recebem, indenizações irrisórias, que mal dão pra comprar um barraco). A essas pessoas resta pegarem o pouco que têm e ir morar em bairros ou municípios afastados de seus empregos e escolas. Levando o dobro, o triplo do tempo nesses trajetos e gastando o dinheiro que não tem em transporte.

Essa situação tem me comovido muito. Nós que temos o sonho da casinha perfeita e fazemos de tudo para que o nosso lar seja aconchegante e seguro, temos que defender o direito dessas pessoas de tbm terem a casinha delas. Pode ser humilde, mas é a casinha que eles batalharam para conseguir. E a prefeitura do Rio de Janeiro, juntamente com a secretaria de habitação, tem se colocado contra esse direito.

Hj peço a colaboração de vcs em compartilhar esse absurdo, para que o máximo de pessoas fiquem sabendo, para que de alguma maneira a gente possa pressionar as autoridades para que dêem uma solução para esse problema. Assistam o vídeo abaixo, com o depoimento emocionante de um morador de uma dessas comunidades:

Compartilhe esse vídeo nas redes sociais, no facebook, no twitter, no seu blog, enfim, junte-se a essas pessoas nesse apelo. Não se cale! A Copa e as Olimpíadas não podem passar por cima dos pobres!

Links para outros vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=oa_iro4Xgzk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=0hMI1TafE24&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=M9WkHKQrh_M&feature=related

2 Respostas to "Indignação"

Lamentável. Compartilhando!
Não é justo que eles paguem o preço dessa copa, dessa olimpíada.
Coisas que ficam escondidas, abafadas! =/

Obrigada, Páua.
Eles estão pagando, e pagando caro!
A situação dessas pessoas é de partir o coração!
Temos que divulgar esse absurdo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Thaís Berzins

Arquivos

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 75 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: